Até pouco atrás, parecia inimaginável que jogadores de alto quilate do Velho Continente pudessem jogar em terras tupiniquins. O holandês Seedorf desbravou esse mar há alguns anos e, desde então, os clubes passaram a ficar mais atentos às possibilidades e engenharias necessárias em casos similares. Resolvemos trazer alguns nomes, então, que se encaixariam nesse perfil. Confiram:
8. Giovinco
O atacante fez uma excelente Major League Soccer pelo clube canadense, mas seu time foi eliminado nos playoffs da competição. Como o campeonato só acontecerá a partir do meio do ano que vem, um empréstimo poderia ser tentado. O problema é a concorrência europeia. O italiano ainda tem mercado por lá.
7. Kuyt
Já experiente, Kuyt resolveu "voltar para casa", para defender as cores do Feyenoord. Mas o atacante tem sido cotado fora do clube, o que poderia abrir uma brecha para algum time daqui tentar qualquer tipo de parceria para trazê-lo, quem sabe.
6. Van Persie
Mais um holandês. Van Persie parece não ter se adaptado muito bem ao Fenerbahce e já está sendo cotado para sair. O projeto turco degringolou sem a vaga na Champions League, e o atacante se tornou um investimento alto em salários sem muito retorno.
5. Mario Gomez
Situação bem similar à de Van Persie. O centroavante alemão não se adaptou bem ao futebol turco (está no Besiktas) e uma transferência, dependendo dos termos, certamente não seria descartada.
4. Rafael Marquez
Tudo bem, a gente sabe que ele não é europeu propriamente dito. Rafa é mexicano, mas foi zagueiro do Barcelona por muitos anos. O xerifão está atualmente no Hellas Verona, da Itália, depois de uma passagem pelo Leon, clube de seu país. O Atlas, também do México, vem se mostrando disposto a repatriar o atleta, que pode ser uma opção para os brasileiros.
3. Victor Valdés
2. Pirlo
Outro que poderia desembarcar direto da MLS para os gramados brasileiros. Apesar de já ter negado qualquer tipo de transferência, Pirlo poderá ficar um longo tempo sem jogar muitas partidas pelo seu time, o New York City FC, tal qual Giovinco. Dependendo da abordagem, por que não tentar, né? O Palmeiras já foi cogitado, como vocês se lembram.
1. Anelka
O torcedor do Galo chega a tremer ao ler esse nome! Mas ele pode vir sim ainda para o futebol brasileiro. Afinal, Anelka está no "possante" Mumbai City FC, jogando a Indian Super League, uma nova competição do futebol indiano. Aliás, ele também está como treinador por lá. Uma boa proposta para vir para o Brasil pode mudar isso, sem sombra de dúvidas.
Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons